Você já percebeu que algumas pessoas parecem ser verdadeiros ímãs de pernilongos, enquanto outras quase nunca são picadas? Isso não acontece por acaso. Na verdade, a ciência já descobriu vários fatores que influenciam essa preferência.
Então, se você é daquelas pessoas que sempre acordam cobertas de picadas, pode haver uma explicação para isso. Descubra agora o que faz os pernilongos escolherem suas vítimas e como evitar ser o alvo preferido deles.
🦟 O cheiro do corpo atrai pernilongos
Os pernilongos não escolhem suas vítimas aleatoriamente. Eles possuem sensores ultrassensíveis, que detectam substâncias químicas liberadas pelo nosso corpo.
Um dos principais atrativos é o dióxido de carbono (CO₂) que eliminamos ao respirar. Quanto mais CO₂ uma pessoa exala, maior a chance de ser picada. Isso significa que quem pratica exercícios físicos ou tem metabolismo acelerado acaba liberando mais CO₂ e, então, se torna um alvo irresistível para os pernilongos.
O tipo de sangue faz diferença?
Muitas pessoas acreditam que o tipo sanguíneo influencia nas picadas de pernilongos, e a ciência confirma que isso é verdade. Estudos mostram que pessoas com tipo sanguíneo O são as mais picadas. Isso acontece porque elas liberam substâncias químicas que indicam sua composição sanguínea para os insetos.
Por outro lado, quem tem sangue tipo A costuma ser menos picado. Já as pessoas com tipo B ficam em uma posição intermediária.
Suor e ácido lático atraem os pernilongos.
O suor também é um grande atrativo. Isso porque ele contém ácido lático, amônia e outras substâncias que chamam a atenção dos insetos.
Se você pratica esportes ou transpira muito em dias quentes, seu corpo libera mais suor. Então, os pernilongos terão mais motivos para se aproximar.
A temperatura do corpo importa.
Outro fator pouco conhecido é a temperatura corporal. Os pernilongos conseguem sentir o calor da pele, então, pessoas com temperatura mais alta acabam sendo mais atraentes para eles.
Isso pode acontecer devido ao metabolismo acelerado, à prática de exercícios ou até mesmo a fatores genéticos.
Beber cerveja aumenta as picadas.
Você sabia que tomar uma cervejinha pode fazer com que os pernilongos te escolham? Estudos apontam que quem consome álcool libera substâncias no suor que tornam a pessoa mais atrativa para esses insetos.
Ou seja, se você costuma beber ao ar livre, pode acabar atraindo ainda mais pernilongos.
A cor das roupas também influencia.
Além dos fatores biológicos, a forma como nos vestimos pode aumentar ou reduzir a chance de sermos picados. Os pernilongos são atraídos por tons escuros, como preto, azul-marinho e vermelho.
Mas, se você quiser evitar esses insetos, uma boa ideia é optar por roupas claras. Elas refletem a luz e dificultam a identificação pelo pernilongo.
Como evitar os pernilongos?
Agora que você já sabe por que os pernilongos preferem algumas pessoas, confira algumas dicas para evitá-los:
Use repelentes à base de DEET ou citronela.
Instale telas nas janelas, pois isso impede a entrada dos insetos.
Evite roupas escuras e apertadas, porque elas facilitam as picadas.
Tome banho após suar, então você remove o ácido lático da pele.
Elimine água parada, já que é onde os pernilongos se reproduzem.
Então, se você sente que é sempre o alvo preferido desses insetos, agora sabe que há razões científicas por trás disso. Mas, felizmente, com algumas mudanças de hábitos, é possível reduzir bastante as picadas.
Gostou do artigo? Então, compartilhe com alguém que sempre reclama dos pernilongos! 😉
- Prateleira com suporte invisível: Barato e fácil
- Como fazer uma bancada retrátil de parede com pouco dinheiro
- Melhor adubo para jibóia desenvolver muito!
- Elimine os ratos da sua casa com esses 2 ingredientes!
- Descubra como economizar muita energia no mês!